segunda-feira, 30 de junho de 2014

AOS ALUNOS DO 1º A / B.

1- SINTETIZE AS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO DO IMPÉRIO BIZANTINO NA ÉPOCA DE JUSTINIANO.

14 comentários:

  1. Alunas: Nathalia dos Santos Dias e Karine Souza 1°A
    N° 29/17

    Em seu governo, foi redigido o Código Justiniano, um sistema de leis básico que afirmava o poder ilimitado do imperador e, ao mesmo tempo, garantia a submissão dos escravos e colonos a seus senhores. O regime político do império pode ser caracterizado como autocrático e burocrático. Autocrático, porque o imperador controlava todo o sistema político e religioso. Burocrático, porque uma vasta camada de funcionários públicos, dependentes e obedientes ao imperador, vigiava e controlava todos os aspectos da vida dos habitantes do império. A desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres se aprofundou, tornando-se um problema constante para o soberano. No campo das agressões externas, uma das ameaças permanentes para o império foi representada por um ataque dos persas, que, reunificados sob a dinastia Sassânida, não escondiam a ambição de ocupar a Armênia, a Mesopotâmia e a Síria. Em duas ocasiões Justiniano se viu obrigado a comprar a paz de seus vizinhos, o que lhe obrigou a dispor de imensas quantidades de ouro. A sociedade bizantina era totalmente hierarquizada, no topo da sociedade encontrava-se o imperador e sua família, logo abaixo vinha a nobreza formada pelos assessores do rei, abaixo destes estava o alto cleroelite era composta por ricos fazendeiros, comerciantes e donos de oficinas artesanais. Uma camada média da sociedade era formada por pequenos agricultores, trabalhadores das oficinas de artesanato e pelo baixo claro. Grande parte da população era formada por pobres camponeses que trabalhavam muito, ganhavam pouco e pagavam altas taxas de impostos

    O autoritarismo e os altos impostos fizeram com que a população respirasse aliviada com a notícia do morte de Justiniano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine e Nathalia Dias 1°A

      No governo Justiniano, a sociedade era muito pobre e o imperador tinha poder ilimitado

      Excluir
  2. Constantitinopla recebia alimentos alimentos gratuitamente e se divertia, por exemplo, assistindo as corridas de cavalos no hipódromo. Essas diferenças serviam, também, para avaliar as tensões dos grupos sociais descontentes.
    Fonte: Livro didático de História Global.
    1º A / Thais Amanda , Maria Eduarda

    ResponderExcluir
  3. Os trabalhadores livres eram mal-remunerados, e a moradia tinha preços elevados, obrigando muitas pessoas a viverem pelas ruas da cidade. Mesmo assim, as condições de vida eram consideradas melhores em Constantinopla do que em outras cidades do império.

    Fonte: livro da aula do 1ª A Laira Ferreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os trabalhadores livres eram mal-remunerados, e a moradia tinha preços elevados, obrigando muitas pessoas a viverem pelas ruas da cidade. Mesmo assim, as condições de vida eram consideradas melhores em Constantinopla do que em outras cidades do império.

      Fonte: livro da aula do 1ª A Laira Ferreira. Natália Almeida e Jéssika Bortone.

      Excluir
  4. Matheus Oliveira N° 25 1 ° A, Vitor Cardoso Ferraz 1° A N° 35

    Reinado de Justiniano

    O auge deste império foi atingido durante o reinado do imperador Justiniano (527-565), que visava reconquistar o poder que o Império Romano havia perdido no ocidente. Com este objetivo, ele buscou uma relação pacífica com os persas, retomou o norte da África, a Itália e a Espanha. Durante seu governo, Justiniano recuperou grande parte daquele que foi o Império Romano do Ocidente.

    Religião

    A religião foi fundamental para a manutenção do Império Bizantino, pois as doutrinas dirigidas a esta sociedade eram as mesmas da sociedade romana. O cristianismo ocupava um lugar de destaque na vida dos bizantinos e podia ser observado, inclusive, nas mais diferentes manifestações artísticas. As catedrais e os mosaicos bizantino estão entre as obras de arte e arquitetura mais belos do mundo.

    Os monges, além de ganhar muito dinheiro com a venda de ícones, também tinham forte poder de manipulação sobre sociedade. Entretanto, incomodado com este poder, o governo proibiu a veneração de imagens, a não ser a de Jesus Cristo, e decretou pena de morte a todos aqueles que as adorassem. Esta guerra contra as imagens ficou conhecida como A Questão Iconoclasta.

    Crise e Tomada de Constantinopla

    Após a morte de Justiniano, o Império Bizantino ficou a mercê de diversas invasões, e, a partir daí, deu-se início a queda de Constantinopla. Com seu enfraquecimento, o império foi divido entre diferentes realezas feudais. Constantinopla teve sua queda definitiva no ano de 1453, após ser tomada pelos turcos.

    O colapso do Império Romano sentiu um de seus maiores golpes quando, em 395, o imperador Teodósio dividiu os territórios em Império Romano do Ocidente e do Oriente. Em 330, o imperador Constantino criou a cidade de Constantinopla no local onde anteriormente localizava-se a colônia grega de Bizâncio. Não sentido os reflexos da desintegração do Império Romano, a cidade de Constantinopla aproveitou de sua posição estratégica para transformar-se em um importante centro comercial.

    ResponderExcluir
  5. Alunos: Laertes e Mayck. n°: 19 e 26. 1°ano A

    Justiniano combateu o poder local dos grandes proprietários de terra e estabeleceu leis sólidas e eficazes, cujo cumprimento era rigorosamente fiscalizado pela burocracia, que contava com os militares.Em seu governo Justiniano esbarrou em varios obstaculos entre eles, a desigualdade entre ricos e pobres que se tornou um problema constante para o soberano. Em 532 ocorreu a Revolta De Nika fruto da insatisfação popular com a opressão geral dos governantes e os elevados tributos. como na "antiga" Roma a população pobre de constantinopla recebia alimentos gratuitamente e se divertia, por exemplo assistindo as corridas de cavalo no hipodromo. Os trabalhadores livres eram mal-remunerados e a moradia tinha preços elevados, obrigando varias pessoas a viverem pelas ruas da cidade mesmo assim as condiçoes de vida em constantinopla eram melhores que em outras cidades do imperio.

    ResponderExcluir
  6. Durante o governo de Justiniano é que o império bizantino tornou-se mais estruturado e se expandiu,as condições de vida eram consideradas melhores em Constantinopla à outras cidades do impérios por conta de sua melhor estrutura e organização comparando-a com outros locais...
    Ana Karolina-N°3, Ana Laura-N°4 e Marco Antônio-N°24, 1°A

    ResponderExcluir
  7. Smira Gharib 1 ano A30 de junho de 2014 às 08:10

    Como na Velha Roma , a população pobre de Constantinopla recebia alimentos graatuitamente e se divertia , por exemplo , assistindo ás corridas de cavalos no hipódromo . Essas diversões serviam , tmbém , para aalivir as tensões dos grupos sociais descontentes.
    Os trabalhadores livres eram mal-remunerados , e a moradia tinha preços elevados , obrigando muitas pessoas a viverem pelas ruas da cidade. Mesmo assim , as condioes de vida erm consideradas melhores em Constntinopla do que em outras cidades do Império .

    ResponderExcluir
  8. Alunas:Millena e Juliane - n°27 e 16- 1°A
    R: A população pobre de Constantinopla recebia alimentos gratuitamente e se divertia. Essas diversões servia para aliviar as tensões dos grupos sociais descontentes. Os trabalhadores eram mal remunerados, a moradia tinha preços elevados, obrigando muitas pessoas a viverem pelas ruas da cidade. Mesmo assim a condições de vida era considerada melhores em Constantinopla do que em outras cidades do império.Uma revolta foi criada, em 532. Fruto da insatisfação do povo e a opressão geral dos governantes

    ResponderExcluir
  9. este império foi atingido durante o império justiniano que reconquistaria o império romano que eles tinham perdido durante a guerra.

    ResponderExcluir
  10. Como na Velha Roma , a população pobre de Constantinopla recebia alimentos gratuitamente e se divertia , por exemplo , assistindo ás corridas de cavalos no hipódromo . Essas diversões serviam , também , para aliviar as tensões dos grupos sociais descontentes.
    Os trabalhadores livres eram mal-remunerados , e a moradia tinha preços elevados , obrigando muitas pessoas a viverem pelas ruas da cidade. Mesmo assim , as condições de vida eram consideradas melhores em Constantinopla do que em outras cidades do Império .

    ResponderExcluir
  11. Desde a divisão do imperio os os imperadores ja encontravão muito dificuldade no governo por causa das ameaças de invasao bárbaras. foi no seculo V o governo se estruturou e se expandio.
    como era a antiga roma a populaçao pobre de constatinopla recibia suprimentos e se divertia assistino as corridas os trabalhadores trabalhavão para receber quase nada e havia muitas pessoas que viviao na rua mas mesmo assim as condiçoes de vida eram boas melhor que as cidades do imperio.

    N:Joao Victor Pires N: 15 N:Gabriel Pinto n: 12

    ResponderExcluir
  12. aluno;Lucas Matheus 1ano A
    A população era pobre ,recebia alimentos gratuitamente e se divertia, por exemplo, assistindo as corridas de cavalos no hipodromo . Essas diversoes serviam para aliviar as tensoes

    ResponderExcluir

Contra o covid 19, lave as mãos