quarta-feira, 31 de julho de 2019



Atividade para os alunos do 3ºAnos A/B/C.
Sociologia.
Prof. Sergio Alesandro.
Baseado nas pesquisas e nos debates em sala de aula, desenvolva uma análise sobre o tema: Indústria Cultural, Juventude e Sociedade de Consumo.

Atividade individual.
Análise deve ser registrada no caderno.


Atividade.
Os grupos já formados (projeto vídeo em ação) deverão desenvolver slaydes para uma apresentação sobre os temas abordados acíma nos links, está atividade valerá até um ponto.

ATIVIDADE - 28/08/2019.
Indústria Cultural.
Exercício 1.
(UNITAU SP/2014)
“O Brasil de hoje é um pais diferenciado o bastante para dar lugar tanto aos que se negam a pagar um indevido “preço do progresso?”, quanto aos consumidores ávidos de toda introdução de hábitos, modas e signos importados a qualquer custo. Entre nós e, creio, em toda parte do mundo, coabitam apocalípticos e integrados”.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
 Nos anos 1980 e 1990 a capacidade de organização da sociedade brasileira cresceu devido ao processo de redemocratização. Surgiram novas formas de luta para tirá-la da opacidade política, econômica e cultural marcantes do período do regime militar. Indique a alternativa que apresenta uma afirmativa CORRETA sobre esse período.
a)      A indústria cinematográfica brasileira produziu filmes de resistência sem, contudo, atingir o grande púbico.
b)      O movimento sindical urbano aumentou seu poder como interlocutor junto ao governo e ao empresariado, por meio de negociações e de greves.
c)       Foram criadas as ONGs (organizações não governamentais) pelo grupo remanescente do regime militar no poder, como forma de reparação pela violação dos direitos humanos.
d)      Houve a organização de intensas manifestações civis e militares contra as privatizações realizadas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso.
e)      O Movimento dos Sem Terra (MST) alcançou importantes conquistas para realização da Reforma Agrária sem conflitos ou massacres.
Exercício 2.
(UEL PR/2009)
Leia os Textos V e VI.
Texto V
Eis aqui, portanto, o princípio de quando se decidiu fazer o homem, e quando se buscou o que devia entrar na carne do homem.
Havia alimentos de todos os tipos. Os animais ensinaram o caminho. E moendo então as espigas amarelas e as espigas brancas, Ixmucaná fez nove bebidas, e destas provieram à força do homem. Isto fizeram os progenitores, Tepeu e Gucumatz, assim chamados.
A seguir decidiram sobre a criação e formação de nossa primeira mãe e pai. De milho amarelo e de milho branco foi feita sua carne; de massa de milho foram feitos seus braços e as pernas do homem. Unicamente massa de milho entrou na carne de nossos pais.
(Adaptado: SUESS, P. Popol Vuh: Mito dos Quiché da Guatemala sobre sua origem do milho e a criação do mundo. In: A conquista espiritual da América Espanhola: 200 documentos – Século XVI. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 32-33.)
 Texto VI
 “Se você é o que você come, e consome comida industrializada, você é milho”, escreveu Michael Pollan no livro O Dilema do Onívoro, lançado este ano no Brasil. Ele estima que 25% da comida industrializada nos EUA contenham milho de alguma forma: do refrigerante, passando pelo Ketchup, até as batatas fritas de uma importante cadeia de fast food – isso se não contarmos vacas e galinhas que são alimentadas quase exclusivamente com o grão.
O milho foi escolhido como bola da vez devido ao seu baixo preço de mercado e também porque os EUA produzem mais da metade do milho distribuído no mundo.
(Adaptado: BURGOS, P. Show do milhão: milho na comida agora vira combustível. Super Interessante. Edição 247, 15 dez. 2007, p. 33.)
a)  De acordo com a crítica à “indústria cultural”, na sociedade capitalista avançada, a produção e a reprodução da cultura se realizam sob a égide da padronização e da racionalidade técnica.
No contexto dessa crítica, considerando o fast food como produto cultural, é correto afirmar:
a)      A racionalidade técnica e a padronização dos valores alimentares permitem ampliar as condições de liberdade e de autonomia dos cidadãos.
b)      A padronização dos hábitos e valores alimentares obedece aos ditames da lógica material da sociedade industrializada.
c)       A massificação dos produtos alimentares sob os ditames do mercado corresponde à efetiva democratização da sociedade.
d)      O consumo dos produtos da indústria do fast food e a satisfação dos novos hábitos alimentares contribuem com a emancipação humana.
e)      A homogeneização dos hábitos alimentares reflete a inserção crítica dos indivíduos na cultura de massa.
Exercício 3.
(UEPG PR/2008)
Sobre o fenômeno da indústria cultural, assinale o que for correto.
a)      A cultura, matéria-prima da indústria cultural, é vista tanto como instrumento da livre-expressão e do conhecimento quanto como produto permutável por dinheiro e consumível como qualquer outro.
b)      A expressão foi cunhada pelos teóricos da escola de Frankfurt, em referência à produção de cultura de massa.
c)       A economia de mercado e a sociedade de consumo foram condições fundamentais para o surgimento da indústria cultural.
d)      A indústria cultural inclui manifestações artísticas como a pintura e a escultura.
Exercício 4.
 (UEPG PR/2013)
O conceito de comunicação de massa se tornou conhecido no século XX e está ligado à expansão e popularização dos grandes veículos de comunicação como os jornais, as emissoras de rádio e de TV e o cinema. A respeito desse tema, assinale o que for correto.
a)      Comunicação de massa e indústria cultural são elementos que se complementam. Essa indústria se utiliza dos meios de comunicação de massa para difundir valores e estimular comportamentos coletivos.
b)       Os meios de comunicação de massa se preocupam sempre com um segmento social: aquele que verdadeiramente detém maior poder aquisitivo. As camadas populares não são atingidas por esses veículos de comunicação.
c)       Uma das principais características dos meios de comunicação de massa, desde a sua origem, foi o estabelecimento de um diálogo entre emissores e receptores, o que chama-se atualmente de interatividade.
d)      A informação, a educação e o entretenimento são funções que podem ser exercidas pelos meios de comunicação de massa.
e)      Líderes políticos vinculados a regimes autoritários, como Hitler e Mussolini, controlaram e utilizaram fartamente os meios de comunicação para estabelecer contato direto com as massas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contra o covid 19, lave as mãos