Leia os fragmentos abaixo. Eles nos trazem informações sobre os povos do continente africano e americano antes da chegada dos europeus nesses locais. Após a leitura, faça o que se pede.
O ouro, o sal, o cobre e as nozes-de-cola desempenharam papel importantíssimo na economia
do Mali. O império possuía numerosas minas de ouro: explorava o ouro do Burem, do Bambuku,
do Galam (no alto Senegal) e da região de Niani. Da mesma forma que os antigos kaya maghan, o
mansa tinha direitos exclusivos sobre as pepitas de ouro. Begho, em território bron (na atual
Gana), era grande centro de comércio de nozes-de-cola, ouro e cobre. O sal extraído em Teghazza
e Idjil era vendido no varejo pelos Diula (comerciantes), em todas as partes do império; as regiões
costeiras da Senegâmbia produziam sal marinho. Takedda constituía, então, o maior centro de
produção e comercialização do cobre; o metal era exportado para o sul, onde era mais apreciado
que o próprio ouro.
Procurando nozes-de-cola e ouro, os mandenka estabeleceram postos nas estradas que levam
das margens do Níger até Kong (na atual Costa do Marfim) e Begho (na atual Gana); também
difundiram o Islã e a cultura mandenka até regiões distantes, no sul. Rezam as tradições haussa
que o Islã foi introduzido no Sudão central pelos wangara no século XIV.
(SILVÉRIO, Valter Roberto (coord.). Síntese da coleção História Geral da África : Pré-História ao século XVI. Brasília:
UNESCO, MEC, UFSCar, 2013. p. 448)
Entre 1100 e 1500, o Saara serviu como zona de passagem privilegiada, e pode-se dizer que esse
período correspondeu à idade de ouro do comércio transaariano. Do Sahel à savana florestal, as
vias terrestres e fluviais completavam o sistema transaariano. Pesquisas realizadas em Burkina
Fasso e nas Repúblicas de Gana e da Nigéria sugerem que se desenvolveram relações comerciais
entre a África ao sul do Saara e o Magrebe. A área em questão situa-se na savana, e há muitas
evidências arqueológicas de que era bem frequentada. Os nômades, senhores do deserto, foram
muito beneficiados pelo comércio transaariano, pois as caravanas levavam-lhes cereais e tecidos
em troca de carne, sal e água. As caravanas necessitavam de guias na imensidão do Saara; estes
lhes eram fornecidos pelos nômades, que conheciam as rotas e eram pagos a preço de
(SILVÉRIO, Valter Roberto (coord.). Síntese da coleção História Geral da África : Pré-história ao século XVI. Brasília:
UNESCO, MEC, UFSCar, 2013. p 543)
[...] Aqui, nasce nesta ilha, mas pelo pouco tempo de que disponho não pude dar assim fé de
tudo, e aqui também nasce o ouro
1 que trazem pendurado no nariz; mas, para não perder tempo,
quero ir ver se consigo encontrar a ilha de Cipango(...). Agora, escrevendo isto, soltei a vela com o
vento sul para rodear toda a ilha
2 e me empenhar para encontrar Samoet
3
, que é a ilha ou cidade
onde está o ouro, segundo dizem todos os que vêm até a nau e também diziam os habitantes da
ilha de San Salvador e de Santa Maria. [...] Se o tempo permitir, logo partirei a circundar esta ilha
até conseguir falar com o cacique e ver se posso obter dele o ouro que ouço dizer que usam, e
depois partir para outra ilha vastíssima, que acho que deve ser Cipango, segundo os sinais que
fazem esses índios que viajam comigo, à qual chamam de "Colba"
4
, e de uma outra a que dão o
nome de Bosio
5
. E as que ficam no meio verei logo assim, de passagem, e conforme descubra
vestígio de ouro ou especiarias, resolverei o que fazer.
Colombo, Cristóvão. "Primeira Viagem, dias 13, 16 e 21 de outubro de 1492". In: PINSKY, Jaime et al. História da América
através de textos. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 1994. p. 27-28. ,
Fonte:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/suWZdWfhZnRYx9SwKUTCpbHcuy5ayyaCfzj7WRqgbhBhtgB7v6C7vGzy6GsE/atividade-problematizacao.pdf
Fonte:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/suWZdWfhZnRYx9SwKUTCpbHcuy5ayyaCfzj7WRqgbhBhtgB7v6C7vGzy6GsE/atividade-problematizacao.pdf
ATIVIDADE
ETAPA 1.
ETAPA 1.
1- lEIA O TEXTO E FAÇA UMA ANÁLISE .
2- RELACIONE DEZ PALAVRAS IMPORTANTE DO TEXTO E ELABORE UM CAÇA- PALAVRA.
3- BASEADO NO TEXTO DESENVOLVA(ELABORE) 15 QUESTÕES.
ETAPA 2.
1- Os fragmentos sobre a África e a América nos trazem informações importantes sobre um produto que já fazia parte da cultura desses povos antes dos europeus chegarem a seus continentes. Qual produto é esse? _________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________
2) No trecho da carta de Colombo percebemos o interesse espanhol na colonização e exploração do continente americano. Através de algumas partes do texto podemos perceber que os europeus queriam se aproximar das populações americanas por, entre outros, motivos econômicos. Qual(is) trecho(s) justificam essa afirmação? _________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________
3) Podemos perceber que essas sociedades tratadas no texto tinham uma relação distinta, em relação à europeia, com relação ao ouro e, até mesmo, anterior. Qual a diferença, apontada nos textos, entre o uso do metal pela sociedade africana e o povo da América? _________________________________________________________________________________________________
ETAPA 2.
1- Os fragmentos sobre a África e a América nos trazem informações importantes sobre um produto que já fazia parte da cultura desses povos antes dos europeus chegarem a seus continentes. Qual produto é esse? _________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________
2) No trecho da carta de Colombo percebemos o interesse espanhol na colonização e exploração do continente americano. Através de algumas partes do texto podemos perceber que os europeus queriam se aproximar das populações americanas por, entre outros, motivos econômicos. Qual(is) trecho(s) justificam essa afirmação? _________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________
3) Podemos perceber que essas sociedades tratadas no texto tinham uma relação distinta, em relação à europeia, com relação ao ouro e, até mesmo, anterior. Qual a diferença, apontada nos textos, entre o uso do metal pela sociedade africana e o povo da América? _________________________________________________________________________________________________
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